Uma das novidades do novo Manual Internacional de Padrões para Acreditação de Hospitais da JCI – 7ª edição, que tem início de sua vigência em 01/01/2021, foi incorporada no conjunto de padrões e requisitos do Capítulo CUIDADO AO PACIENTE. Esse capítulo traz a responsabilidade mais importante de uma organização de saúde e de sua equipe que é prestar cuidado e serviços seguros e eficazes a todos os pacientes. Isso requer uma comunicação eficaz, colaboração e processos padronizados para garantir que o planejamento, a coordenação e a implementação dos cuidados suportem e respondam às necessidades e objetivos únicos de cada paciente.

A novidade introduzida trata dos sistemas de alarme clínico que destinam-se a alertar os cuidadores sobre possíveis problemas do paciente, mas se não forem gerenciados adequadamente, podem comprometer a segurança do paciente. Esses novos requisitos, como descrito no manual, tratam de várias questões subjacentes associadas ao gerenciamento de alarmes que podem aumentar o risco à segurança do paciente. Os problemas associados ao gerenciamento de alarmes incluem muitos dispositivos com alarmes, configurações padrão que não estão em um nível acionável e limites de alarme que são muito estreitos ou não adaptados à condição do paciente. Os padrões orientam ações importantes, destacando que estudos apontam que os alarmes representam um risco para a segurança do paciente, juntamente com os locais e situações em que esses alarmes são utilizados, devendo para mitigar ou evitar esses risco, a definição e o estabelecimento de estratégias que abordam o seguinte:

  1. Configurações clinicamente apropriadas para sinais de alarme
  2. Situações em que os sinais de alarme podem ser desativados
  3. Circunstâncias em que os parâmetros de alarme podem ser alterados
  4. Identificação daqueles que têm autoridade para definir parâmetros de alarme
  5. Designação daqueles que têm autoridade para mudar parâmetros de alarme

Quer saber mais? Adquira o manual, acessando a aba superior nesse site – Manuais ou entre em contato em comercial@cbacred.org.br ou pelo WhatsApp 21 3299 8233.