Certificação

A Joint Commission International (JCI) e o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) disponibilizam programas de certificação de doenças específicas para instituições já acreditadas. O CBA também oferece certificação para organizações não acreditadas que desejam melhorar seus processos de qualidade e segurança.

Conheça os programas

CERTIFICAÇÃO DE PROGRAMAS DE CUIDADOS CLÍNICOS

Voltado para a excelência de áreas específicas, promovendo melhores resultados através da integração e coordenação dos cuidados clínicos. Essa certificação está disponível apenas para instituições de saúde já acreditadas pela Joint Commission International (JCI).

São 15 as certificações para cuidados clínicos, a saber:

  •  Insuficiência cardíaca
  •  Infarto agudo do miocárdio
  •  Acidente vascular encefálico primário
  •  Doença renal crônica (estágios I a IV)
  • Cuidados paliativos (todos os tipos)
  • Gerenciamento de HI+V/AIDS
  • Gerenciamento da dor
  • Substituição de articulações (todos os tipos)
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • Diabetes mellitus, tipos 1 e 2
  • Doença renal em estágio final
  • Traumatismo craniano
  • Câncer (todos os tipos)
  • Asma
  • Transplante (todos os tipos)

Para saber mais ou se candidatar a certificação entre em contato com comercial@cbacred.org.br ou (21)3299-8200.

Para solicitar seu manual, envie um email para cba@cbacred.org.br.

Para solicitar uma avaliação de certificação ou a avaliação para recertificação, envie um email para jciaccreditation@jcrinc.com

CERTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS DE TELESSAÚDE

Os novos padrões para a Certificação de Serviços de telessaúde foram publicados em 01 de Janeiro de 2023 e passa a vigorar a partir de 01 de Julho desse mesmo ano. Esse tempo de 06 meses permite com que as instituições de saúde possam conhecer e se preparar para atender aos requisitos desses padrões.

Essa certificação se aplica somente para instituições já acreditadas pela JCI, o que também é válido para as demais linhas de certificação adotadas pela JCI que podem ser conhecidas em https://cbacred.org.br/site/certificacao/

O Manual para a Certificação em Telessaúde está organizado em duas Seções, sendo a primeira: Padrões Centrados nos Pacientes, incluindo: 1. Metas Internacionais de Segurança do Paciente, 2. Acesso aos Cuidados e Serviços de Telessaúde, 3. Direitos e Responsabilidades do Paciente e 4. Gerenciamento e Revisão de Medicamentos.

Na segunda, estão Padrões para o Gerenciamento da Organização de Saúde, incluindo: 1. Dados de Qualidade e Melhoria Contínua, 2. Governança, Estratégia e Supervisão, 3. Qualificação dos Profissionais de Telessaúde e Sistemas de Informação e 4. Gerenciamento de Equipamentos.

O programa de certificação pode também ser implantado por meio de projetos de educação, implantação inicial e avaliação diagnóstica, realizados por especialistas da equipe do CBA, como etapas prévias à avaliação oficial de certificação realizada pela equipe da JCI.

Propostas e orçamentos podem ser solicitados em comercial@cbacred.org.br ou 21 3299-8233.

CERTIFICAÇÃO FUNDAMENTOS DA QUALIDADE E SEGURANÇA NO CUIDADO AOS PACIENTES

Desde 2013, todos os serviços de saúde em funcionamento no país devem atender a resolução 36 da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para ajudar as instituições de saúde a implantar seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e seguir a legislação vigente do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) oferece a Certificação Fundamentos da Qualidade e Segurança no Cuidado aos Pacientes.

Esse produto auxilia ainda instituições hospitalares e ambulatoriais, não acreditadas, a implantar um conjunto de requerimentos para que possam iniciar um processo de gestão da qualidade e segurança. São analisados 200 critérios de cinco áreas-foco: Processo de Liderança, Força de Trabalho Competente, Ambiente Seguro para Pacientes e Profissionais, Cuidado Clínico e Melhorias da Qualidade e Segurança.

As bases científicas e técnicas da aplicabilidade de padrões no ambiente do cuidado ao paciente seguem às adotadas pelo PNSP, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parte da metodologia de acreditação da Joint Commission International (JCI).

Esse produto é um instrumento autoavaliativo, onde a instituição preenche sua análise com base em áreas-foco, através de um ambiente online. A partir daí, os técnicos do CBA, com sua expertise, validam (inicialmente à distância e posteriormente através de uma visita técnica) em que nível essa instituição se encontra em relação às exigências básicas de segurança e qualidade.

Para saber mais ou se candidatar a certificação entre em contato com comercial@cbacred.org.br ou (21)3299-8200.

Para solicitar seu manual, envie um email para cba@cbacred.org.br.

CERTIFICAÇÃO DE VALIDAÇÃO DE INDICADORES E DADOS HOSPITALARES

Esta metodologia foi lançada recentemente pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) para evitar que dados equivocados possam levar a perigosos enganos na construção de indicadores na área da saúde. A Certificação de Validação de Indicadores e Dados Hospitalares simboliza a garantia de que os dados são bons e confiáveis na construção de indicadores.

Os indicadores hospitalares são obtidos e avaliados a partir da coleta e análise de dados agregados para oferecer suporte aos cuidados dos pacientes e à gestão hospitalar. Estes dados fornecem um perfil do hospital ao longo do tempo e permitem a comparação do desempenho do hospital com outras organizações. Em particular, os dados agregados de gestão de riscos, gestão do sistema de infraestrutura, prevenção e controle de infecções e análise de utilização podem ajudar as equipes de uma instituição de saúde a compreender seu desempenho atual e a identificar oportunidades de melhoria.

Para saber mais ou se candidatar a certificação entre em contato com comercial@cbacred.org.br ou (21)3299-8200.

Para solicitar seu manual, envie um email para cba@cbacred.org.br.

Rio de Janeiro

R. da Alfândega, 100/3º andar,
Centro - Rio de Janeiro – RJ

 

 

2022 ©  Consórcio Brasileiro de Acreditação - Todos os direitos reservados   |    Política de privacidade