Reacreditação internacional: Dona Helena é o primeiro hospital do Sul a conquistar selo de forma remota

Instituição catarinense foi a primeira do Sul do país a conquistar a reacreditação da Joint Commission International (JCI) de forma virtual, por causa da Covid-19

O Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), conquistou a reacreditação internacional pela Joint Commission International (JCI), mantendo-se assim, em um seleto grupo de hospitais no Brasil. A entidade é uma das principais acreditadoras mundiais na área da saúde. Seus padrões avaliam a qualidade e a segurança dos serviços, concedendo qualidade de nível internacional às instituições acreditadas de saúde. O hospital foi o primeiro do Sul do Brasil a reconquistar o selo de forma integralmente remota, por conta da pandemia da Covid-19. Foi o segundo ciclo de reacreditação do Dona Helena, que atingiu esse nível de excelência pela primeira vez em 2014, e obteve reacreditações em 2017 e agora, em 2020.

“A pandemia impôs a todo mundo profundas mudanças, reflexões e desafios. Nós, mais uma vez, nos superamos e realizamos as adaptações necessárias ao momento. Houve uma enorme evolução no desenvolvimento da estrutura de gerenciamento da qualidade e segurança. O sucesso, evidentemente, só foi possível porque contou com a participação e comprometimento das equipes multidisciplinares como um todo”, frisa Caio Tavares, coordenador do Comitê da Qualidade e Segurança (CQS) do Hospital Dona Helena. “Esta reacreditação assegura a excelência das atividades do Dona Helena. É validada em diversos países do mundo e existe há quase 70 anos nos Estados Unidos. Adquirimos e mantemos o status de uma instituição de saúde que inspira e merece a confiança da sua comunidade”, elogia.

“No ineditismo e pioneirismo do formato da avaliação, feita integralmente por meio remoto, é preciso reconhecer e destacar a necessidade de um novo conjunto de esforços, investimentos e de responsabilidades pelas lideranças e profissionais da Instituição”, ressalta e acrescenta Heleno Costa Junior, Superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), entidade que é associada exclusiva da JCI no Brasil e auxilia as empresas com educação, consultoria e treinamento sobre os manuais, padrões e exigências da acreditação. “A JCI e o CBA anteciparam essa modalidade de avaliação virtual, que já vinha sendo discutida mesmo antes da pandemia. Entre diferentes critérios para realizar esse formato de avaliação, estão a análise da maturidade da instituição e os resultados de avaliações anteriores, o que permite configurar um grau de consistência para o processo. Para que se tenha garantia do melhor desempenho, é feito um teste prévio, que alcança todos os recursos tecnológicos necessários para cumprir a agenda da avaliação, nesse caso, de cinco dias, com três avaliadores, incluindo observação direta de processos de cuidados nas unidades e/ou departamentos, e entrevistas com profissionais e mesmo pacientes e acompanhantes, o que também foi fator de sucesso para a reacreditação do Hospital Dona Helena”, complementa Heleno.

Compromisso com a vida

A acreditação hospitalar da JCI tem grande visibilidade, pois evidencia internacionalmente o compromisso da instituição com a melhoria contínua da qualidade e assistência prestada, assim como a garantia de segurança no ambiente, com gerenciamento para redução de riscos tanto para o paciente quanto para toda a equipe multidisciplinar, aumentando o grau de satisfação. “Fomenta uma cultura aberta ao diálogo e ao aprendizado. Ela cria uma espécie de liderança servidora integradora e colaboradora, que tem como prioridades suas responsabilidades, supervisão e relação com a qualidade e segurança do paciente, permitindo o desenvolvimento de estratégias para mitigação e prevenção dos riscos”, evidencia Caio.

Depois de três anos, é preciso passar por uma reavaliação, sendo que nesse intervalo existem processos de monitoramento pela JCI. “A ênfase está na qualidade e segurança dos serviços profissionais prestados ao paciente. O atendimento deve pautar-se pelos critérios de excelência, aproveitando-se da tecnologia disponível. Neste processo, não só setores ou departamentos são avaliados, mas todos os serviços do hospital”, esclarece Caio, destacando que todo esse trabalho requer participação voluntária e estimula o hospital a um comportamento de melhoria contínua da qualidade, criando e desenvolvendo a integração entre as equipes multidisciplinares.

“A reacreditação aumenta ainda mais a confiabilidade das equipes multiprofissionais e pacientes, além da motivação dos colaboradores em trabalhar em uma instituição com reconhecimento internacional há mais de sete anos. Gera uma grande reformulação na forma de ver, fazer e de disponibilizar cuidados de saúde dentro do hospital, baseada nas melhores práticas internacionais”, destaca.

No processo, o Dona Helena conta com a parceria da Nexus e do CBA. “O CQS e o Sistema Integrado de Gestão (SIG) do hospital também fizeram toda a diferença, trabalhando fortemente na integração das práticas clínicas e gerenciais em alinhamento às estratégias prioritárias da direção e da JCI. Não poderia deixar de citar a participação, envolvimento e comprometimento dos tutores dos capítulos e suas equipes. Com toda  certeza, foram fundamentais”, conclui.

Excelência em saúde

O Hospital Dona Helena  é uma das principais referências em excelência hospitalar no Sul do Brasil. Com um Centro Clínico completo, com todas as especialidades, bem no coração de Joinville (SC), a instituição é destaque em ciência e tecnologia, sem abrir mão da humanização, que mobiliza e inspira uma equipe de profissionais altamente especializados. Além do selo da JCI, é certificado, desde 1999, pelas normas ISO.

Neste semestre, a instituição também foi destaque em qualidade de atendimento pelos critérios do Net Promoter Score, NPS, metodologia criada pelo norte-americano Fred Reichheld, para medir o grau de satisfação e fidelidade de clientes das empresas e instituições. O índice de 70%, conquistado pelo hospital, é considerado zona de qualidade para instituições de saúde.

O hospital também foi eleito no prêmio Excelência em Saúde 2020, do Grupo Mídia, em homenagem à sua atuação na última década, pelo conjunto de sua história centenária e sua relevância para a saúde brasileira. A premiação, criada em 2013, visa homenagear as instituições de saúde que mais se destacaram no Brasil.

 

Mercado de Comunicação — assessoria de imprensa do Hospital Dona Helena. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). Texto desenvolvido pela jornalista Marcela Güther.

Marcela Güther

Jornalista | Analista de Comunicação