A nova edição Manual de Padrões para Acreditação de Hospitais foi publicado pela JCI em 2020, em sua 7ª versão, que traz atualizações e inovações importantes no contexto da saúde. Padrões e requisitos que avançam na utilização da ciência da melhoria e introduz temas relacionados com a segurança de medicamentos de alta vigilância, a experiência do paciente, o gerenciamento e uso de alarmes clínicos em unidades críticas e a simulação frente a ocorrência de emergências com doenças transmissíveis globais. Leia mais…

A nova edição do Manual Internacional de Padrões para Acreditação de Hospitais, 7ª edição, amplia e reforça o uso de elementos e ferramentas associadas à ciência da melhoria, entendendo a necessidade, em especial, do processo regular de avaliação, dos ciclos de implementação de ações de melhoria e o monitoramento sobre a eficácia dessas ações. A JCI se alinha cada vez mais com os conceitos e recursos mais atuais no âmbito da gestão da qualidade e segurança do paciente.

Uma inovação foi a integração dos antigos Capítulos de Direitos do Paciente e Educação do Paciente e Família em um novo Capítulo chamado de Cuidado Centrado no Paciente, que traz a introdução de padrão e requisitos relacionados com a Experiência do Paciente, cuja repercussão em seu processo assistencial deve ser continuamente avaliada.

Outras abordagens importantes fazem parte da ampliação/revisão do Capítulo de Cuidados ao Paciente, onde novas áreas de desempenho foram incluídas, abordando temas como o Gerenciamento e o Uso de Alarmes Clínicos, o Gerenciamento e a Segurança associados ao uso de tecnologia laser e equipamentos de radiação óptica, além de uma preocupação que vem se ampliando e se apresentando como um desafio, que é a atenção para pacientes em risco de suicídio e de automutilação.