Inaugurado em janeiro de 1996, o Hospital Dr. Miguel Soeiro, pertencente a Unimed Sorocaba (SP), acaba de conquistar a acreditação da Joint Commission International (JCI), sendo o primeiro hospital do Sistema Unimed a ter o mais cobiçado certificado de qualidade e segurança em saúde do País.

Para o Diretor-Presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, a obtenção da acreditação JCI é importante em face ao “reconhecimento que a mesma tem no cenário internacional e pelo rigor das auditorias durante o processo de acreditação. Além disso, as instituições de referência do Brasil e do mundo fazem parte deste seleto rol de hospital acreditados JCI.”

Detentor de outras metodologias de gestão, qualidade e segurança, Morad salienta que o diferencial da JCI começa em seu manual de acreditação, em que os “requisitos, regras de avaliação e conduta são detalhados de maneira clara e bem organizados. A organização possibilita, realmente, uma visão por processo, permitindo durante a implantação do mesmo observar e deixar mais claro a horizontalidade das atividades desempenhadas dentro da instituição e, principalmente, as inter-relações e interdependências entre  áreas da instituição, o que favorece o entrosamento e o espírito de responsabilidade pela qualidade da assistência e segurança de todos: clientes, profissionais e acompanhantes”, aponta o presidente da Unimed Sorocaba.

Dr. José Francisco Moron Morad

Para ‘encurtar’ o caminho para a conquista do selo dourado da JCI, o Hospital Dr. Miguel Soeiro celebrou uma parceria com o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) – representante da JCI no Brasil. “A escolha ocorreu, principalmente, pelo número de consultores para a realização do trabalho, mas também pela organização demonstrada durante a apresentação das propostas de trabalho e pelo conhecimento dos requisitos na prática”, sublinhou José Morad. Ele ressaltou: “todos os consultores que nos atenderam já haviam trabalhado ou ainda trabalhavam em instituições acreditadas JCI. Essa experiência deles favoreceu a adequação dos requisitos para a realidade de nossa instituição, pois o manual, apesar de ser bastantes elucidativo, não é prescritivo, podendo haver diversas maneiras de se adequar aos requisitos necessários para a conquista da acreditação. A experiência dos educadores do CBA nos direcionou para os caminhos mais adequados, diminuído retrabalhos e assim abreviando o tempo de implantação dos padrões exigidos pelo manual da JCI.”

O presidente da cooperativa comentou que para alcançar a acreditação foi preciso implantar, rever ou ajustar alguns processos apontados como fundamentais pelos educadores do CBA, como os protocolos de avaliação da dor, cuidados paliativos e sepse pediátrica.

“Com a adequação aos requisitos tivemos uma redução de cerca de 88% dos eventos relacionados a meta 1 (Identificação Correta dos Pacientes). Nosso protocolo foi totalmente reescrito pelo grupo interno responsável por meta e realizado treinamento para a equipe assistencial, administrativa e médicos”, contou o presidente do hospital. Outro ponto destacado por ele foi a redução de mais de 90% dos eventos com dano ao paciente no processo com uso de medicamento, devido a implantação e consolidação do circuito fechado de medicamentos, a avaliação de todas as prescrições antes da primeira dispensação e a implantação do processo de dupla checagem para os medicamentos de alta vigilância.

Coordenador de Educação do CBA, Antonio Jorge Santos, apontou como pontos positivos do Hospital Dr. Miguel Soeiro, a apropriação pelos profissionais de conhecimento dos princípios básicos para a análise e  a avaliação dos riscos dos pacientes; a implantação de processos para a gestão reativa e pró-ativa de riscos através  do uso de ferramentas da qualidade e a implantação de diversos protocolos clínicos em áreas-foco, para aumentarem a segurança dos processos de cuidado aos pacientes.

Para o Diretor-Presidente da Unimed Sorocaba a conquista da acreditação JCI pelo Hospital Dr. Miguel Soeiro, pode possibilitar o intercâmbio desse conhecimento com as demais cooperativas do Sistema Unimed, beneficiando o cliente final. “Sabemos que a certificação é apenas mais um passo rumo a segurança e qualidade. Nosso objetivo é trabalhar na manutenção e consolidação de todas as melhorias alcançadas, para que o cliente perceba o quanto os processos são bem definidos e voltados para a segurança deles próprios”, finaliza José Morad.