Associado JCI
Joint Commission

Notícias

15/01/2018
Walter Viera Mendes Junior

Lamentamos o falecimento do pesquisador Walter Viera Mendes Junior, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), na manhã deste sábado, 30 de dezembro de 2017, em decorrência de um câncer. Médico, Walter era colaborador do Proqualis, do Icict/Fiocruz, e pautava sua atuação institucional na qualidade em saúde e segurança do paciente. No final de agosto deste ano, recebeu o prêmio Júlia Lima, da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, pela sua trajetória na área.

Doutor em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, mestre em políticas e planejamento em saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com residência em gastroenterologia, Mendes foi diretor administrativo do Hospital Geral de Bonsucesso; diretor geral do Hospital Geral de Nova Iguaçu; assessor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Saúde e Subsecretário de Estado de Saúde.

Foi autor de trabalhos inovadores sobre eventos adversos em hospitais no Brasil e membro do Comitê do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Coordenou o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente promovido pela Fiocruz, em parceira com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Dr. Walter Mendes contribuiu imensamente para disseminação da Acreditação Internacional da Joint Commission Internacional no Brasil e também com suas atividades como professor, educador e avaliador do Consórcio Brasileiro de Acreditação.

Em sua homenagem iremos dispor o curso Qualidade e Segurança em Saúde gratuitamente para que todos possam ter acesso a esta excelente aula e aprendizado até o dia 04 de março de 2018, após esta data o curso não será veiculado.

Link: http://ead.cbacred.org.br/curso/qualidade-e-seguranca-em-saude-gestao-de-risco

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net