Associado JCI
Joint Commission

Notícias

05/05/2017
Certificação de Cirurgia Segura em destaque na Rádio CBN

A entrevista foi ao ar no dia 01/05 em rede na Rádio CBN.

Dr. Jose de Lima Valverde Filho - Coordenador de Acreditação fala sobre a importância da Certificação, os riscos dos procedimentos cirúrgicos, as barreiras , o Time out , Checklist, núcleo de segurança do paciente e as metas internacionais de segurança do paciente.

Panorama sobre Cirurgia Segura

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), dados de 56 países mostraram que, em 2004, o volume anual de cirurgias de maior porte era estimado entre 187 a 281 milhões de operações, ou aproxima­damente, uma operação anualmente, para cada 25 seres humanos vivos, quase o dobro do volume anual de nascimentos. A OMS, apesar de entender que as taxas de óbito e de complicações após a cirurgia são difíceis de comparar, pela diversidade de procedimentos, estima, nos países industrializados, que a taxa de complica­ções importantes seja em torno de 3 a 22% das internações cirúrgicas e a de mortalidade, entre 0,4 a 0,8%. O estudo da OMS aponta que quase metade dos eventos adversos, nesses estudos, era evitável e que nos países em desenvolvimento, a taxa de mortalidade estava em torno de 5 a 10%, associada a uma grande cirurgia.

Complicações cirúrgicas evitáveis contribuem para uma grande proporção de lesões e mortes evitáveis, no mundo todo. Estudos demonstraram que eventos adversos atingem entre 3 a 16% dos pacientes internados, e que mais do que a metade de tais eventos são evitáveis.

Entrevista concedida ao jornalista Gilberto Dimenstein.

Clique aqui e ouça o audio.

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net