Associado JCI
Joint Commission

Notícias

03/04/2017
Projeto coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento é premiado em Congresso realizado na Bélgica

“Visitas na UTI” recebeu o reconhecimento de melhor tema livre do evento entre os mais de 500 estudos apresentados

Um estudo desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento foi reconhecido como melhor trabalho cientifico no 37° Simpósio de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência. A pesquisa “Eficácia e Segurança de um modelo de visita familiar ampliada na UTI”, foi escolhida dentre as mais de 500 apresentadas durante o simpósio realizado em Bruxelas, na Bélgica.

Desde 2015, o Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTIA) do Hospital Moinhos de Vento adotou a visita familiar ampliada. As visitas foram estendidas para 12 horas por dia, permitindo a permanência de até dois familiares com o paciente, das 9:00 às 21:00. A mudança passou por planejamentos, estudos e sistematizações de atendimento, antes de ser implementada com total segurança para pacientes, visitantes e profissionais do CTIA. Além de proporcionar maior tempo de contato com um familiar, a visita ampliada mostrou um efeito favorável em desfechos clínicos e demonstrou-se segura para os pacientes internados.

Neste estudo, foi comparado o efeito do modelo de visita familiar ampliada (12 horas por dia) com o modelo tradicional de visita familiar restrita (menos de quatro horas e meia por dia). Foram avaliados cerca de 300 pacientes internados no CTIA da instituição. Os resultados mostraram que houve redução de 50% na taxa de incidência de delirium e de 1 dia do tempo mediano de internação. Além disso, o modelo de visita ampliada demonstrou-se seguro em relação ao risco de transmissão de infecções.

A experiência está sendo replicada em diferentes cenários brasileiros, possibilitando subsidiar o SUS com conhecimento necessário para ser adotada em programas que se destinem à implementação dessa iniciativa. Isto é feito através de uma parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A instituição foi representada no evento pela equipe do CTIA, Dr. Regis Goulart Rosa, e pelas enfermeiras Daiana Barbosa da Silva, Tarissa Ribeiro e Cláudia Eugênio.

Fonte - Hospital Moinhos de Vento

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net