Associado JCI
Joint Commission

Notícias

PUC-Rio e CBA firmam parceria para melhoria da saúde no Brasil

Melhorar a qualidade do cuidado em saúde e a segurança do paciente, a partir da gestão eficiente. Esse é o objetivo da parceria que acaba de ser firmada entre a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante no Brasil da mais importante agência da qualidade em saúde do mundo, a Joint Commission International (JCI), responsável pela acreditação de quase 730 instituições de saúde em mais de 100 países.

O convênio entre as duas renomadas instituições é no sentido de oferecer curso de especialização para profissionais que atuam na área de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, odontólogos, administradores hospitalares, arquitetos, economistas, engenheiros e profissionais de hotelaria entre outros), baseado na metodologia internacional de acreditação da JCI. “O CBA já tem a expertise de trabalhar com os mais importantes hospitais do país na área de acreditação. Esse curso irá capacitar profissionais para atuar na gestão e na promoção da qualidade e segurança do cuidado da saúde das pessoas”, salienta José Carvalho de Noronha, assessor de Relações Internacionais do CBA e coordenador do curso Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação.

Também coordenador do curso, o decano de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, o professor Hilton Koch acredita que a nova especialização dará uma contribuição efetiva para a melhoria da saúde prestada a população atendida em instituições públicas ou privadas. “A mídia noticia diariamente problemas de saúde em todo o país. Hoje, são poucas as instituições de saúde com qualificação atestada por uma organização acreditadora. Promover um curso com padrão elevado, como este, irá ajudar a formar profissionais imbuídos da cultura de qualidade e que poderão sair do curso em condições de implantar mudanças e melhorias na saúde para a população brasileira”, argumenta.

José Noronha destaca que um dos diferenciais do curso são as aulas teóricas e práticas ministradas por docentes com experiência em hospitais acreditados no Brasil e no exterior: “O curso será bastante focado na gestão da qualidade. Diversos professores são profissionais da área, que atuam como avaliadores da JCI no Brasil e também fora do país. É justamente essa troca de conhecimento que proporcionará ao participante uma visão global dos padrões de qualidade e segurança desenvolvidos pelos melhores hospitais do mundo para a garantia da qualidade e segurança.”

As inscrições para a especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, que terá 464 horas/aulas, podem ser feitas no site da PUC-Rio ou no do CBA, entres os dias 18 de janeiro e 28 de fevereiro. “As aulas que acontecerão no Centro de Ensino do CBA, no Centro do Rio, iniciarão dia 26 de março”, afirma Rosângela Boigues, Coordenadora de Ensino do CBA. Para ela, a parceria com a PUC-Rio, aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da universidade, representa “a união de forças de duas instituições seriamente preocupadas e efetivamente envolvidas com a melhoria da saúde do país”. O decano da PUC-Rio reforça a importância dessa cooperação. “Estou muito feliz, pois a realização do curso de especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação é um marco positivo para a história da Medicina do nosso Centro de Ciências Biológicas e da Saúde”, diz Hilton Koch.

Para saber mais sobre a especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação acesse www.cbacred.org.br ou http://www.ccbs.puc-rio.br/index.php/cursos/especializacao-qualidade-em-saude-gestao-e-acreditacao, ou ligue para (21) 3299-8202 ou 3299-8243.

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net