Associado JCI
Joint Commission

INSTITUCIONAL

 Missão, Visão e Valores

VISÃO

Ser reconhecido como referência na prestação de serviços de acreditação e certificação internacionais de sistemas e serviços, educação e ensino de saúde no Brasil.

MISSÃO

Melhorar continuamente a qualidade e a segurança do cuidado aos pacientes e beneficiários dos sistemas e serviços de saúde, por meio de processos de acreditação e certificação internacionais, educação e ensino.

VALORES

  • Ética e confidencialidade
    O CBA acredita que o comportamento de todos os seus colaboradores deva ser pautado pela ética e transparência em todas as ações realizadas, e na confidencialidade no processamento e na comunicação dos dados a que tenham tido acesso durante atividades exercidas relacionadas aos processos de educação, ensino, acreditação e certificação, incluindo informações confidenciais a respeito de saúde de pacientes.
  • Idoneidade
    O CBA acredita na idoneidade de todos os nossos colaboradores e considera que atributos como honra, respeitabilidade, seriedade, dignidade e bons costumes são necessários para se manter a boa reputação e o bom conceito da instituição.
  • Respeito e valorização do ser humano
    O CBA valoriza o ser humano por meio de diferentes ações, entre elas o investimento em capacitação, melhoria do ambiente interno, estímulo à diversidade, respeito e trabalho em equipe.
  • Profissionalismo
    O CBA espera que cada um de seus colaboradores use de bom senso, bom julgamento e mantenha os mais altos padrões de conduta, etiqueta e profissionalismo em todas as suas relações profissionais relacionadas com clientes, fornecedores e colegas de trabalho.
  • Sustentabilidade
    O CBA preocupa-se com sustentabilidade e incentiva processos que valorizam, recuperam e preservam todas as formas de capital humano, financeiro e o meio ambiente.
  • Responsabilidade Social
    O CBA e seus colaboradores contribuem para uma sociedade mais justa e zelam pelo respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações para com a sociedade em geral, minimizando seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.

POLÍTICA DA QUALIDADE DO CBA

O CBA, através da competência e responsabilidade de todos os seus colaboradores, está comprometido em promover a melhoria contínua dos seus processos e serviços visando atender as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Baixar o Código de Ética
CÓDIGO DE ÉTICA

 Histórico

Sobre o CBA

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) é associado no Brasil da Joint Commission International, líder mundial em certificação de organizações de saúde desde 1998. Nossa missão é melhorar continuamente a qualidade e a segurança do cuidado aos pacientes e beneficiários dos sistemas e serviços de saúde, por meio de processos de acreditação e certificação internacionais e nacionais, educação e ensino. Para tanto, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e especializados em acreditação.

Compromissado com a melhoria contínua da qualidade e excelência dos serviços prestados, o CBA é acreditado pelo CGCRE do INMETRO como certificadora de Operadoras de Planos de Saúde e como organização acreditadora de serviços de saúde pela International Society for Quality in Healthcare (ISQua).

O CBA conta em sua grade de atividades a acreditação internacional da JCI para Hospitais, Centros de Cuidados de Atenção Primária, Cuidados Ambulatoriais, Cuidados Continuados, certificação internacional de Programas de Cuidados Clínicos. Conta também com acreditações e certificações nacionais para: Operadoras de Planos de Saúde, Organizações Sociais da Saúde (em parceria com IBROSS) e Cirurgia Segura e Procedimentos Invasivos (em parceria com o CBC).

O CBA também oferece cursos e projetos customizados para as instituições de saúde que visam conquistar a acreditação e certificação. Os projetos e cursos oferecidos estão relacionados com a acreditação e certificação internacional da JCI para serviços de saúde, certificações nacionais do CBA para Organizações Sociais da Saúde e Cirurgia Segura e Procedimentos Invasivos.

 Equipe

Maria Manuela P. C. A dos Santos
SUPERINTENDENTE

Mestra em Avaliação, Área de concentração: Avaliação de Sistemas, Programas e Instituições. Possui graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense (1977). É professora desde 1977, atualmente professora adjunta nível IV do Instituto de Saúde da Comunidade do Departamento de Gestão e Planejamento em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, Saúde Publica e em Avaliação de Qualidade e Segurança de Cuidados aos Pacientes - Acreditação Internacional - Joint Commission International. Gestão em Saúde e Gestão Pública. Possui larga experiência em Gestão Pública onde ocupou diversos cargos no INAMPS no Ministério da Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde - RJ como Secretária de Estado (1990-91) e Secretaria Municipal de Niterói. Desde de 1998 superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços de saúde, políticas, planejamento, administração em saúde, políticas de saúde, qualidade de serviços de saúde e atenção à saúde.

José Carvalho de Noronha
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro da Diretoria da International Society for Quality in Health Care (2011-13), Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de serviços de saúde, políticas e administração em saúde, políticas de saúde, qualidade de serviços de saúde e atenção à saúde.

José de Lima Valverde Filho
COORDENADOR DE ACREDITAÇÃO

Médico concursado, aposentado, do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Ex-professor de Semiologia Médica da UERJ. Pós-graduado em Administração e Gestão Hospitalar (Fundação São Camilo e ENSP). Pós-graduado em Medicina Interna (UERJ- HUPE). Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio. Direção Médica de Operadora de Planos de Saúde. Atuação e experiência na preparação para acreditação de instituições de saúde no Brasil e em Portugal.
Atuação e experiência em avaliação de instituições de saúde e de Operadoras de Planos de Saúde.

Assembleia Geral
  • Omar da Rosa Santos
  • Hésio Cordeiro
  • Orlando Marques Vieira
  • Savino Gasparini Neto
  • Carlos Alberto Serpa de Oliveira
  • Paulo Ernani Gadelha Vieira
  • Luiz Pedro San Gil Jutuca
  • Gulnar Azevedo e Silva
Conselho Diretor
  • Hesio de Albuquerque Cordeiro - Diretor Presidente
  • Orlando Marques Vieira - Diretor Financeiro
  • Omar da Rosa Santos - Diretor Secretário
Conselho Fiscal
  • Ana Hertz Bittencourt Almeida Magalhães
  • João Mário da Silva Pereira Sobrinho
Superintendência
  • Maria Manuela P. C. A. dos Santos
  • Sheila Gouvea Barge - (21) 3299-8200 – cba@cbacred.org.br
Relações Internacionais
  • José Carvalho de Noronha
Relações Institucionais
  • Maria Manuela P.C. A dos Santos
  • Elisana da Silva Soares
Coordenação de Acreditação
  • José de Lima Valverde Filho
  • Rosemary Gerpe Lemos
Coordenação de Educação
  • Antonio Jorge Dias Fernandes dos Santos
Coordenação de Ensino
  • Aurea Cristina C. Samico
  • Carolina Cristina Pereira Guedes
Depto. Administrativo
  • Sheila Gouvea Barge
  • André Luiz Marins
Depto. de Informação
  • Deise Brasil
  • Douglas V. dos Santos
Depto. de Recursos Humanos
  • Vera Lucia S. da Silva
Depto. Financeiro
  • Vera Lúcia S. da Silva
Depto. de Marketing e Comunicação
  • Cristiane Henriques - (21) 3509-4243
 Comitês

Comitê de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde
  • Antonio Jorge Kropf
  • Maria Stella Gregori
  • Jorge Carlos Mouris Lopes
  • Maria Theresa Abs da Cruz
 Instituições Parceiras

Parceiros
  • Educa Mais Brasil
  • Epimed Solutions
  • FECS – Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  • Fundação para a segurança do paciente
  • Hospital Dona Helena
  • Medportal
  • PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • IBROSS
  • Colégio Brasileiro de Cirurgiões
 Responsabilidade Social

Sobre o CBA

A Associação Brasileira de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde - ABA, é uma organização sem fins lucrativos criada em 1998 com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado aos pacientes nos hospitais e demais serviços de saúde no país, por meio de um processo de acreditação.

O CBA assume o compromisso social de orientar e estimular as instituições de saúde que possuem a certificação internacional e as que estão em processo de acreditação a priorizarem em suas atividades diárias a educação e treinamento para a proteção ao meio ambiente.

Os Hospitais são geradores de resíduos, materiais descartáveis, lixo contaminado, que podem atingir diretamente o paciente, familiares, profissionais e a comunidade; também contaminar a água de nossos oceanos, praias , poluir o ar e a terra. Acreditamos ser possível priorizar ações sociais e conscientizar para que assim possamos beneficiar a comunidade e preservar o meio ambiente.

O CBA tem desenvolvido atividades relacionadas a o seu papel de fomentador das práticas de qualidade em saúde no Brasil, assim visando contribuir com a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais de saúde. O CBA dispõe de um número de vagas isentas de pagamento e descontos especiais aos hospitais públicos possibilitando a participação dos profissionais do setor público em nossos eventos científicos anuais.

Dando continuidade em seus projetos que visam estimular as instituições de saúde e seus profissionais a alcançarem melhorias efetivas de qualidade e segurança em seus serviços, não pode excluir deste projeto a atenção que as organizações devem promover para garantir a preservação ambiental a sua volta.

Acreditar, Proteger e Garantir a Qualidade Ambiental também faz parte de nossa atividade para um Mundo Melhor!

 Participação em Eventos

2018
  • 12 de março de 2018
    Evento: Palestra inaugural do Curso de Enfermagem com o tema “Acreditação e Qualidade na Assistência a Saúde”
    Local: Enfermagem Alfredo Pinto
    Palestrante: Maria Manuela P. C. A . Dos Santos
     
  • 15 de março de 2018
    Evento: 100 + Influentes. - recebimento Prêmio 100+ Influentes
    Local: Centro de Eventos Pro Magno | Rua Samaritá, 230 - Casa Verde, SP.
    Representante: Maria Manuela P. C. A . Dos Santos
     
  • 20 de Março de 2018
    Evento: Palestra sobre Segurança do Paciente
    Local: Curso de Graduação em Medicina – UNESC – Colatina - ES.
    Público: 125 alunos
    José de Lima Valverde - Coordenador de Acreditação
     
  • 27 e 28 de março de 2018
    Evento: Participação da Comissão Científica do Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - Qualihosp.
    Local: R. Itapeva, 432 - Bela Vista, São Paulo - SP
    Representante: Maria Manuela P. C. A . Dos Santos
     
  • Abril de 2018
    Evento: Revista Conecthos
    Local: Publicação interna do Hospital Dona Helena.
    Entrevistado: Maria Manuela P. C. A . Dos Santos
     
  • 12 e 13 de abril de 2018.
    Evento: Simpósio De Qualidade e Segurança do Paciente - Inovação em Saúde e o Cuidado Centrado no Paciente.
    Local: Pavilhão Eisenbahn, no complexo da Vila Germânica/Blumenau em Santa Catarina.
    Mesa CBA: Dia 13 às 13h30min - Processos de Acreditação e o Cuidado Centrado no Paciente.
    Palestrante: Maria Manuela P. C. A . Dos Santos
     
  • 26 e 27 de abril de 2018.
    Evento: III Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente
    Local: R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01313-020.
    Ouvinte: Maria Manuela P. C. A . Dos Santos
 Benefícios da Acreditação

 Prêmios

  • PRÊMIO 100+ INFLUENTES DA SAÚDE 2018
     
  • PRÊMIO 100+ MAIS INFLUENTES DA SAÚDE 2015
     
  • TOP HOSPITALAR / IT MÍDIA 2014
     
  • PRÊMIO LIDERES DA SAÚDE 2014
     
  • PRÊMIO TOP OF BUSINESS 2008
     
  • CERTIFICADO DE DESTAQUE SAUDE/2006
     
  • PRÊMIO HOSPITAL BEST 2006

 Trabalhe Conosco

Envie o curriculum no formato word para o email: recursos.humanos@cbacred.org.br ou o link do Curriculum na Plataforma Lates para analise.

 
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