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Fundamentos da Qualidade e Segurança no Cuidado aos Pacientes

Este é um novo produto com o objetivo de estabelecer um conjunto de fundamentos voltados a iniciar um processo de implantação ou de mobilização de instituições de saúde hospitalares e ambulatoriais para a gestão da qualidade e segurança no cuidado prestado aos pacientes.

Esse produto foi identificado como uma oportunidade de proporcionar às instituições de saúde hospitalares e ambulatoriais um processo inicial de gestão da qualidade e segurança, cujos alvos são instituições que não tem capacidade ou condições atuais de se candidatarem a métodos ou programas de certificação de qualidade e segurança que utilizam padrões ou critérios exigidos em grau de excelência, como os preconizados, por exemplo, pela metodologia de acreditação.

São fundamentos, base ou princípios para iniciar e desenvolver um caminho ou uma jornada para a melhoria da qualidade e segurança em saúde. São critérios que estão em consonância com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e com protocolos e diretrizes internacionais como os da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Escopo do Instrumentos de Autoavaliação

Esse instrumento identifica 5 Áreas, chamadas Áreas Foco, nas quais devem ser priorizados esforços de melhoria para a garantia da qualidade e segurança. Essas cinco áreas foram desenvolvidas a partir de uma extensa pesquisa na literatura nacional e internacional sobre qualidade e segurança em saúde. Critérios para cada área proveem claras e alcançáveis estratégias para melhoria da qualidade e redução de risco. “Níveis de Esforços” são identificados para cada critério definindo o significado do progresso e do alcance dessas estratégias.

  • As 5 Áreas Foco associadas com o cuidado ao paciente, qualidade e segurança do paciente;
  • Os 10 Critérios que representam 10 estratégias de melhoria da qualidade e de redução de risco para cada Área Foco; e
  • Os Níveis de Esforços que representam o progressivo alcance no atendimento às expectativas descritas em cada Critério.

Cada Nível de Esforço está organizado em 4 diferentes níveis descritos como:

  • As No Nível 0: a atividade desejada está ausente ou não há ações relacionadas com o esforço de melhoria.
  • Os No Nível 1: a estrutura para um esforço de melhoria uniforme começa a emergir.
  • Os No Nível 2: o processo está implantado para permitir um esforço de melhoria consistente e efetivo.
  • Os No Nível 3: existem dados para confirmar o resultado do sucesso das estratégias de esforço e melhoria contínua.
  • Benefícios

    Estabelecer um patamar inicial e possibilitar a implantação de requisitos e elementos relacionados com a gestão da qualidade e garantia de segurança nos processos assistenciais para os pacientes, assim como uma ação voltada a gestão dos serviços e garantia de segurança para os profissionais que atuam na instituição. Outra ação agregada importante, é a capacitação para a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, conforme previsto na Resolução 36 da ANVISA.

    Certificado de Atendimento aos Requisitos

    Como citado anteriormente, esse instrumento e seu processo de implementação não pretende substituir ou ser comparado com métodos reconhecidos e utilizados para avaliar e emitir certificados ou selos de qualidade, como por exemplo, as metodologias de acreditação de serviços e sistemas de saúde.

    A estratégia é possibilitar e permitir que instituições iniciem um caminho ou uma jornada para a implantação de processos de gestão da qualidade e segurança em saúde.

    Após a validação da autoavaliação, quando a instituição alcançar conformidade que se enquadre nos NÍVEL 3 - ESFORÇO EM NÍVEL SATISFATÓRIO ou NÍVEL 2 - ESFORÇO EM NÍVEL PARCIALMENTE SATISFATÓRIO, o CBA emitirá para a instituição um certificado de atendimento no conjunto total de requisitos descritos dos “FUNDAMENTOS DA QUALIDADE E SEGURANÇA NO CUIDADO AO PACIENTE”.

    Os certificados indicando o grau em que a instituição percorreu o caminho ou jornada inicial para se configurar como instituição que se preocupa com Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente:

    • NÍVEL 3 - OURO, informando que atendeu ao enquadramento máximo, ou seja, SATISFATÓRIO, no conjunto total de requisitos descritos no instrumento. Esse certificado terá validade de 12 meses.
    • NÍVEL 2 - PRATA, informando que atendeu ao enquadramento PARCIALMENTE SATISFATÓRIO, no conjunto total de requisitos descritos no instrumento. Esse certificado terá validade de 06 meses.

    Saiba como adquirir este produto:
    Assessoria de Relações Institucionais - (21) 3299-8233

    fundamentos@cbacred.org.br

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