Associado JCI
Joint Commission

Eventos

Auditores Internos da Qualidade – Presencial – RJ

Data: 27/03/2018 e 28/03/2018
Horário: 08:30 às 17:30 h
Investimento: R$ 500,00 (quinhentos reais)
Carga horária: 16 horas

INTRODUÇÃO
A acreditação internacional de sistemas e serviços de saúde é uma metodologia de avaliação externa que utiliza o princípio da melhoria contínua da qualidade. Por se tratar de um processo de certificação voluntária e periódica, onde o período de validade do certificado é de 3 anos, devendo ser obrigatoriamente renovado, um processo de auto-avaliação permanente deve ser estabelecido. Essa auto-avaliação permite a instituição o monitoramento contínuo e adequado de seu status de qualidade, abrangendo todos os processos existentes, com base nos princípios, métodos e padrões do Manual Internacional de Acreditação. A ação de uma equipe de auditores internos permite ainda a melhor e maior disseminação dos conhecimentos e práticas de avaliação e controle de qualidade, a partir da constante interação com os profissionais e serviços da instituição.

OBJETIVO
Apresentação de conceitos de auditoria interna, sob óticas da ISO 9001-2008 e do Processo de Acreditação Internacional – metodologia JCI em seus principais vetores, como atividade de ensino, um elemento de gestão e sua aplicação simulada no hospital sede. Proposta da estrutura de funcionamento do Corpo de Auditores, com situações de composição e hierarquização, o âmbito de atuação, as ferramentas para auditoria, montagem de equipes para auditorias e os relatórios de visita, as negociações e posturas dos auditores internos.
Ilustrando as metas de formalização do complexo de auditoria, serão apresentados exemplares de documentos / ferramentas para consulta das equipes de trabalho e sua orientação para a respectiva construção.
Consagrando o aprendizado, unem-se teoria e prática mediante a realização de exercícios de reflexão e participação em aula.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais das áreas da saúde ou correlatas em administração e engenharia, nesses casos relacionados com gestão ou prática em serviços de saúde.

METODOLOGIA
Aula expositiva com apresentação de slides e interação com o público a partir de exercícios práticos.

DOCENTE
Enfermeira Liliana Rodrigues do Amaral. É Educadora na Coordenação de Educação do CBA. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Adventista de Enfermagem, Especialista em Administração Hospitalar (IMS/UERJ) e Qualidade e Segurança do Paciente (UNL/PT),Mestra em Avaliação (Cesgranrio/RJ) e Doutoranda em Administração pela COPPEAD/UFRJ.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • JCI e CBA
  • A importância dos auditores internos
  • O papel
  • Perfil e competências
  • Como fazer – metodologia JCI
  • Estrutura, planejamento e organização
  • Técnicas (coleta de dados, entrevistas, rastreadores, observação direta, etc.)
  • Manual de padrões JCI
  • Capítulos com foco nos cuidados ao paciente
  • Capítulos com foco na gestão
  • A agenda de auditoria
  • O relatório de achados
  • Exercícios práticos, em grupo – achados avaliativos

IMPORTANTE: Informamos que não havendo formação de turma até o dia 21 de março, o Curso não será realizado. Sendo assim, o CBA não se responsabilizará pelo reembolso de despesas referentes a passagens e hospedagens. Caso a matrícula tenha sido paga, o valor será devolvido.

DATA/HORÁRIO: 27/03/2018 e 28/03/2018 - De 08:30 às 17:30 h
O LOCAL DA FORMAÇÃO: Centro do Rio de Janeiro. O endereço completo será informado junto com a confirmação da turma.
DÚVIDAS: As dúvidas poderão ser esclarecidas com Aurea Cristina Corrêa Samico, através do e-mail: secretaria.ensino@cbacred.org.br ou telefone 3299-8200.
INSCRIÇÕES COMO PJ: (Pessoa Jurídica): clique aqui.
INSCRIÇÕES COMO PF: (Pessoa Física): clique aqui.

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net