Associado JCI
Joint Commission

Educação

Cada instituição de saúde pode ter um projeto customizado com o objetivo de desenvolver atividades e ações educativas e de treinamento relacionados com a melhoria da qualidade e segurança de processos clínicos e gerenciais. Para cada projeto é designado um educador especializado do CBA, que acompanha e assessora todo o plano estabelecido ao longo do projeto aprovado com a instituição, a partir de um cronograma definido em consenso.

Os projetos são customizados para cada instituição. Os projetos podem ser elaborados conforme o conjunto de atividades de interesse da instituição, incluindo:

  • educação sobre metodologias de qualidade e acreditação, a capacitação sobre os manuais e seu conjunto de padrões aplicáveis conforme o perfil da instituição (hospital, ambulatório, cuidados continuados, transporte médico, atenção primária ou programa de cuidados clínicos);
  • realização de avaliação externa diagnóstica com educadores (visando verificar e apresentar um diagnóstico completo dos serviços da instituição, frente aos manuais e padrões aplicáveis);
  • elaboração e acompanhamento de planos de ação de melhorias (a partir do diagnóstico inicial), visando a correção das não conformidades identificadas;
  • realização de novas avaliações externas com educadores (visando verificar a evolução da implementação das ações de melhoria, em etapas intermediarias do projeto);
  • realização de treinamentos e cursos específicos com instrutores especializados do CBA (relacionados com temas incluídos nos padrões dos manuais e padrões aplicáveis ou para capacitação, como auditoria interna, gerenciamento de risco, gerenciamento do ambiente, etc.). Os cursos têm cargas horárias diferenciadas conforme o assunto abordado, sendo em geral de 8 a 32 horas.
  • realização de avaliações externas simuladas com educadores do CBA e possível presença de educador internacional (visando realizar uma verificação final antes da solicitação de avaliações finais para obtenção de selos de qualidade ou de acreditação). A avaliação com educador internacional proporciona que a instituição se familiarize com o escopo de uma avaliação internacional, incluindo a participação de tradutores, como um ensaio geral para a avaliação oficial. O tempo adequado para realização de uma avaliação simulada é de 6 a 8 meses antes da data prevista para a avaliação final.

Para cada projeto é apresentada uma Proposta Técnica e Comercial que será discutida com a Direção da instituição em todo o seu conteúdo, com o propósito de viabilizar o projeto conforme o perfil e interesse da instituição na sua educação para a implantação de programas de qualidade ou de acreditação.

A assistência técnica aos projetos

Cada projeto tem um educador dedicado, o qual desenvolve atividades presenciais, conforme o plano e cronograma estabelecido com a instituição. A carga horária de visitas presenciais estará definida no contrato de projeto firmado com a instituição. Além das atividades presenciais, os educadores manterão assistência técnica através de contatos telefônicos ou por meio eletrônico, garantindo que todas as atividades e ações previstas no projeto sejam plena e adequadamente atendidas.

Projetos Técnicos Especiais

As instituições também podem solicitar projetos especiais, que incluem:

  • análise técnica de projetos e plantas estruturais (antes do início da obra física) – uma equipe de profissionais especializados do CBA está habilitada a desenvolver uma completa análise do projeto/planta, a partir do conjunto de padrões aplicáveis ao perfil da futura instituição, apresentando um completo relatório técnico indicando possíveis necessidades de mudanças/alterações/melhorias, incluindo aspectos técnicos, de legislação, de fluxos e de estrutura física. Dessa forma a instituição já será planejada com a perspectiva de implantação de um programa de acreditação internacional.
  • educação e capacitação de lideranças e profissionais pré-implantação de estruturas ou serviços - a instituição tem a oportunidade de já capacitar seus profissionais antes de iniciar a implantação da instituição ou de novos serviços, a partir do desenvolvimento de projetos educacionais conduzidos por educadores do CBA. Dessa forma, a equipe já será constituída com a perspectiva de conhecimento dos requerimentos e exigências definidas pelo programa de acreditação internacional.
  • execução e elaboração de produtos específicos - os educadores do CBA estão habilitados a desenvolver produtos específicos conforme a etapa de evolução do projeto em uma instituição, com a assessoria direta na elaboração de políticas, procedimentos, planejamento estratégico, planos de gerenciamento de ambiente, planos de gerenciamento de risco, análise de prontuários, auditorias internas, entre outros.

Como solicitar um projeto?

A instituição de saúde deve fazer contato com Assessoria de Relações Institucionais do CBA, através do email: adm.ris@cbacred.org.br - Telefone: 21 3299-8233

A partir desse contato, a instituição será solicitada a preencher um Formulário de Perfil Institucional, a partir do qual o projeto será elaborado e será apresentada uma proposta para análise. O projeto será discutido com a instituição a fim de definir o conjunto de etapas e atividades para a implantação do programa de acreditação.

Essa proposta também contém o plano comercial (preço)a ser discutido com a instituição.

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net