Associado JCI
Joint Commission

Certificação de Validação de Indicadores e Dados Hospitalares

Dados equivocados podem levar a perigosos enganos na construção de indicadores na área da saúde. A preocupação com a correção levou o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) a desenvolver uma metodologia certificadora para dados e indicadores, de forma a garantir que sejam, de fato, confiáveis. De acordo com o coordenador de acreditação do CBA, José de Lima Valverde Filho, a validação é uma garantia de que os dados são bons e não induzirão a erros na construção de indicadores. “A validação procura identificar todas as etapas de coleta, como os instrumentos utilizados e a qualificação das pessoas envolvidas, por exemplo”, explica ele.

Os indicadores são avaliados quanto à relevância e fichas técnicas que devem conter metas, tipo de indicadores, fórmula e periodicidade de coleta, entre outras informações. “Quando não há alcance dos objetivos específicos, a organização de saúde deve elaborar e implantar planos de ação para atingir a meta do indicador. Trata-se de um processo contínuo”, afirma Valverde.

Primeiro Hospital a receber a Certificação de Validação de Indicadores e Dados Hospitalares

A nova Certificação de Validação de Indicadores e Dados Hospitalares foi criada a partir de uma solicitação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), que buscava a máxima transparência na divulgação de dados e informações. “Este é um de nossos valores, tendo a confiança como um meio e a credibilidade como um fim. Decidimos abrir nossos indicadores de eficiência assistencial assim como os métodos de construção desses indicadores para validação externa e, em seguida, divulgar amplamente essas informações a todas as partes interessadas”, conta Ícaro Boszczowski, coordenador médico do HAOC.

Benefícios

  • Instrumento de autoavaliação
  • Credibilidade
  • Acurácia dos dados
  • Auxilia no planejamento e melhorias na instituição
  • Ferramenta de Benchmarking
  • Compromisso com a qualidade e segurança

Solicite uma proposta

A instituição de saúde deve fazer contato com Assessoria de Relações Institucionais do CBA, através do email: adm.ris@cbacred.org.br
Telefone: (21) 3299-8200

Desenvolvimento Digital Net