Associado JCI
Joint Commission

ACREDITAÇÃO

Acreditação para Centros de Atenção Domiciliar

Observação: A Joint Commission International (JCI) deixou de avaliar instituições quanto a padrões para cuidados continuados em 1º de julho de 2012. No entanto, a JCI publicou em janeiro de 2012 dois manuais para seus mais novos programas de acreditação (para cuidados domiciliares e cuidados prolongados) que abrangem alguns dos mesmos ambientes de cuidados continuados e começou a realizar avaliações desses programas em 1º de julho de 2012.

O novo manual de acreditação contém os padrões, declarações de propósito e elementos mensuráveis da Joint Commission International (JCI), para instituições de cuidados domiciliares, incluindo exigências centradas no paciente e organizacionais nas seguintes categorias abaixo.

O manual também inclui um prefácio pela presidente e diretora geral da JCI, Paula Wilson, uma introdução que serve como guia do manual do usuário, uma lista completa de políticas e procedimentos de acreditação da JCI, um glossário abrangente de termos chave e um índice detalhado. Todos os padrões e políticas contidos neste manual entraram em vigor em 1º de julho de 2012.

Como iniciar o processo

A instituição de saúde deve fazer contato com Assessoria de Relações Institucionais do CBA, através do email: adm.ris@cbacred.org.br - Telefone: (21) 3299-8233

A partir desse contato, a instituição será solicitada a preencher um Formulário de Perfil Institucional, a partir do qual o projeto será elaborado e será apresentada uma proposta para análise. O projeto será discutido com a instituição a fim de definir o conjunto de etapas e atividades para a implantação do programa de acreditação.

Essa proposta também contém o plano comercial (preço)a ser discutido com a instituição.

Etapa final – Como solicitar uma avaliação de Acreditação

Uma instituição que deseja solicitar sua avaliação de acreditação ou uma instituição já acreditada que deseja solicitar a sua avaliação para reacreditação dá início a este processo ao formalizar, por escrito, ao CBA, uma Solicitação de Avaliação.

A instituição recebe e encaminha à Coordenação de Acreditação um formulário preenchido- Formulário de Informações Institucionais específico para cada programa. Esse documento fornece informações essenciais sobre a instituição, incluindo sua administração, perfil assistencial, tipos e volume dos serviços prestados.

A instituição de saúde deve fazer contato com a Coordenação de Acreditação do CBA, através do endereço acreditacao@cbacred.org.br ou pelo telefone (21) 3299-8241 para solicitar o Formulário de Informações Institucionais específico para cada programa.

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