Associado JCI
Joint Commission

ACREDITAÇÃO

Acreditação de Organizações Sociais de Saúde

A Acreditação tem foco na gestão e seus reflexos no cumprimento de responsabilidades sobre os contratos sob gestão.

O IBROSS em atividade desde o final de 2016, o Ibross tem como missão colaborar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento oferecido à população brasileira. Para isso, o instituto defende que as OSS trabalhem com transparência na prestação de contas e de forma colaborativa com os órgãos controladores.

Juntas, as 20 OSS associadas ao Ibross gerenciam mais de 800 unidades de saúde, empregam 95 mil pessoas. Essas unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias. Também são responsáveis por mais de 40 milhões de consultas, quase 50 milhões de exames e chegam a registrar aproximadamente 10 milhões de atendimentos de urgência e emergência.

Fonnte: IBROSS

Organizações Sociais de Saúde

As Organizações Sociais de Saúde (OSS) são instituições do setor privado, sem fins lucrativos, que atuam em parceria formal com o Estado e colaboram de forma complementar, para a consolidação do Sistema Único de Saúde, conforme previsto em sua lei orgânica - Lei nº 8080/90.

http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/administracao/Paginas/OrganizacoesSociaisdaSaude.aspx

Parceria Consórcio Brasileiro de Acreditação e IBROSS

O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), entidade representativa nacional das 20 principais instituições filantrópicas sem fins lucrativos que gerenciam hospitais e outros serviços de saúde por meio de contratos ou convênios com secretarias municipais e estaduais, e que empregam 95 mil pessoas, lançou um programa para conceder selos de Acreditação às OSS que cumprirem uma série de normas de segurança e qualidade.

O objetivo é atestar e reconhecer as instituições que realizam um trabalho sério, com o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos gestores públicos.

O processo será desenvolvido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), associado no Brasil da Joint Commission International. Para isso, o CBA desenvolveu um Manual de Acreditação com critérios e padrões técnicos que serão utilizados para avaliar e qualificar os serviços prestados aos pacientes, capacitação de funcionários, administração dos recursos financeiros e a busca por resultados.

Benefícios

  • Qualidade do atendimento oferecido à população brasileira
  • OSS devem cumprir metas quantitativas e qualitativas ao assumirem o gerenciamento das unidades de saúde
  • O maior benefício além de aprimorar, através de um processo de avaliação e de acreditação, a qualidade da gestão das OSS, é de firmar diante da sociedade que o compromisso assumido das OSS com os governos e, portanto, com a população está sendo cumprido, no sentido de fornecer um atendimento com qualidade e segurança. Uma OSS acreditada demonstra conformidade com os exigentes padrões de avaliação de sua gestão e a honestidade no cumprimento de suas responsabilidades sociais.

Avaliação e Acreditação

A avaliação ocorrerá através de uma avaliação da gestão da OSS e a avaliação aleatória de unidades assistenciais sob responsabilidade da OSS. No mínimo 3 unidades serão avaliadas, por um processo de autoavaliação checado, posteriormente, in loco. Após a avaliação e alcance da pontuação, o CBA e IBROSS irá certificar e registrar as OSS Acreditadas.

Solicite uma proposta

Entre em contato com a Assessoria de Relações Institucionais do CBA, através do email: adm.ris@cbacred.org.br
Telefone: (21) 3299-8233

<< Voltar

Desenvolvimento Digital Net